sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Momento Clarice

"É difícil perder-se. É tão difícil que
provavelmente arrumarei depressa um modo de me achar, mesmo que achar-me
seja de novo a mentira de que vivo. Se tiver coragem, eu me deixarei
continuar perdida. Mas tenho medo do que é novo e tenho medo de viver o
que não entendo. Perder-se significa ir achando e nem saber o que fazer
do que se for achando. Não sei o que fazer da aterradora liberdade que
pode me destruir. Mas estou tão pouco preparada para entender. Mas
como faço agora? Por que não tenho coragem de apenas achar um meio de
entrada? Oh, sei que entrei, sim. Mas assustei-me porque não sei para
onde dá essa entrada. E nunca antes eu me havia deixado levar, a menos
que soubesse para o quê.

(...)

Mas
por que não me deixo guiar pelo que for acontecendo? Terei que correr o
sagrado risco do acaso. E substituirei o destino pela probabilidade.
(...)

Perdi alguma coisa que me era
essencial, e que já não me é mais. Não me é necessária, assim como se
eu tivesse perdido uma terceira perna que até então me impossibilitava
de andar mas que fazia de mim um tripé estável. Essa terceira perna eu
perdi. E voltei a ser uma pessoa que nunca fui. Voltei a ter o que
nunca tive: apenas as duas pernas. Sei que somente com duas pernas é
que posso caminhar. Mas a ausência inútil da terceira me faz falta e me
assusta, era ela que fazia de mim uma coisa encontrável por mim mesma,
e sem sequer precisar me procurar".

Clarice Lispector

Um comentário:

  1. Perfeito!!!

    Caiu como uma luva né??? (Também estou falando de mim, alias tb estou falando de muitos...)

    Desculpa nao ter comentado nos dois ultimos posts é q ficou corrido e só dava pra entrar e postar no meu blg sobre minha BENDITA dieta!!!

    Li tudo q escreveu nos ultimos dias.... dor de amor, da "falta da terceira perna" é uma ferida aberta que só o tempo podera cicatrizar mesmo... alguns dizem que amor com amor se esquece, mas eu não acredito nisso.... acho que esta é uma maneira de se iludir e não uma solução!

    Espero que esteja melhor pelo menos de saude enquanto o coraçãozinho estiver dodói...

    De repente vcs se entendem novamente... se nao for o caso dê um tempo para o coraçãozinho ("burro" como vc mesma escreveu) se acostumar com a idéia e aceitar que pelo menos vc tente ser feliz e se divertir um pouco!

    Força bjs

    ResponderExcluir